iDeclatra promove seminário sobre redemocratização brasileira e Museu da Democracia

O iDeclatra promove, de 10 a 12 de abril, o seminário “A redemocratização brasileira, movimentos sociais e o Museu da Democracia”, no hotel Pestana, com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio das instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário UniBrasil e Universidade Tuiuti do Paraná.

O objetivo é apresentar o projeto “Museu da Democracia”, idealizado pelo iDeclatra e articulado em parcerias com os Correios e a Prefeitura de Curitiba, e ainda discutir temas estruturantes para a concepção do museu, cujo recorte temporal se situa a partir da década de 80 do século XX. O lançamento oficial das “Diretas Já” em Curitiba, em 12 de janeiro de 1984, é um dos marcos históricos deste empreendimento cultural que deve ser lançado, na capital paranaense, ainda no primeiro semestre de 2024 conforme as tratativas já avançadas entre os parceiros diretamente envolvidos. “Esta será uma grande oportunidade para discutirmos de forma ampla e com participação social temas relevantes apresentados por professores renomados e que devem embasar os conteúdos do Museu da Democracia”, explica a presidenta do instituto e coordenadora-geral do projeto, Mírian Gonçalves.

Durante o evento, professores de diversas instituições apresentarão as seguintes temáticas: “democracia e cultura”, “o caso ‘Diretas Já´”, “Mulheres e a redemocratização do Brasil”, “o que é democracia”, “arte e democracia”, “concepção democrática de um museu”, “a constituição de 1988: história, artigo 5º e as garantias sociais”. Haverá ainda apresentação cultural sobre músicas que marcaram as “Diretas Já”, movimento emblemático da redemocratização brasileira.

COMPARTILHE