Ideclatra inicia produção de documentário sobre mulheres e redemocratização brasileira

O Instituto Declatra iniciou, em 30 de abril de 2025, a produção do documentário “Mulheres e a redemocratização brasileira”. Os materiais desenvolvidos devem compor o acervo do Museu da Democracia a ser instalado no prédio histórico dos Correios na capital paranaense. Conforme o recorte temporal, foram realizadas entrevistas presenciais com personagens emblemáticas da época, cujas trajetórias se misturam às lutas pela retomada da democracia no Brasil. Dentre elas, com a ex-deputada federal, Myrthes Bevilacqua Corradi; Dulce Pandolfi, historiadora, integrante da Universidade da Cidadania da UFRJ; Clara Maria de Oliveira Araújo, socióloga, docente na UERJ e primeira presidenta da UNE; Alice Ruiz, poeta, letrista e tradutora e a ex-Secretária de Cultura do Estado do Paraná, Vera Maria Haj Mussi Augusto.

O audiovisual é dirigido por Daniel Billio, roteirista e diretor de documentários e séries de não-ficção para televisão com diversos trabalhos realizados para a TV Cultura, Fashion TV, Discovery Channel, Sportv/Combate, HBO, Canal Futura e TV Globo.

O Instituto Declatra realizou documentários sobre diferentes temáticas que correspondem a seus eixos de atuação.

Em parceria com a ONU – Programa Harmonia com a Natureza – universidades federais e outras instituições, lançou o “Manifesto Harmonia” e colaborou com “Natureza com N maiúsculo”. Também executou a série documental sobre assédio moral-organizacional “Relatos verdadeiros de vítimas do HSBC”. A presidenta do Instituto Declatra, Mírian Gonçalves, ainda realizou o documentário “Impressões do Haiti: países e povos em estado de colapso”.

COMPARTILHE