iDeclatra apresenta proposta de museu à Prefeitura de Curitiba

A diretora-geral do iDeclatra, Mírian Gonçalves, ex-vice-prefeita de Curitiba, acompanhada pelo ex-diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, e pela advogada Ana Célia Curuca, apresentou proposta ao Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, de um espaço cultural dedicado à memória dos movimentos sociais na capital. Ela destacou a disponibilidade de um acervo de 8000 fotos já catalogadas, bem como a estimativa de mais 30 mil imagens e 20 mil documentos organizados em parceria com diferentes movimentos sociais.

Durante a reunião, o prefeito afirmou que considera a “ideia muito boa para a cidade” e sugeriu o “Museu da Democracia” de modo a englobar as lutas dos movimentos populares na capital e marcos históricos como o primeiro comício pelas “Diretas Já” em Curitiba, ações contra a ditadura militar, a Constuição de 1988 e ainda um resgate  desde as origens da democracia na Grécia Antiga, em Atenas. “É uma proposta maravilhosa, extremamente democrática e inovadora. Também veio de encontro aos anseios dos movimentos sociais em seu mais amplo espectro. Tenho certeza de que coletivamente construíremos um museu representativo e diferenciado`, ressaltou Mírian Gonçalves.

Greca solicitou ao iDeclatra que formalize a proposta junto à prefeitura para dar sequência aos processos de viabilização da ideia, levantamento de imóveis, fontes de recursos, manutenção de acervos e demais procedimentos.

COMPARTILHE