40 anos das Diretas Já em Curitiba, uma inspiração para o Museu da Democracia

Há exatos 40 anos, em 12 de janeiro de 1984, Curitiba sediou o lançamento da campanha pelas Diretas Já, símbolo da redemocratização do Brasil. Escolhida como o palco para o primeiro teste do movimento, mais de 50 mil pessoas lotaram a Boca Maldita em defesa do voto direto. “Começamos triunfalmente. Essa é a maior manifestação pública no país depois da visita do Papa”, declarou à época o deputado Ulysses Guimarães, presidente nacional do PMDB e um dos líderes do movimento ao considerar Curitiba como o “termômetro” para todo o Brasil.

Os organizadores das Diretas Já acreditavam que se a campanha tivesse êxito em Curitiba ganharia as ruas das demais capitais. E foi assim que o comício marcou a história ao contar com ampla participação de toda a sociedade e dos movimentos sindicais, de mulheres, estudantes, associações de moradores. Seu sucesso encorajou novas manifestações em todo o país, o que foi determinante para o fim da ditadura militar.

Compreendida enquanto um laboratório social e reconhecida por seu pioneirismo, Curitiba é um marco na trajetória da democracia brasileira e inspira a criação de um museu especialmente sobre esta temática. O projeto do Museu da Democracia concebido pelo iDeclatra avança nas tratativas com a Prefeitura de Curitiba, Correios, Itaipu Binacional, governo federal e diversos parceiros em um processo que iniciou ainda em dezembro de 2022 e segue em construção coletiva. Aguardem mais novidades por aqui.   

COMPARTILHE